segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Assembleia de Freguesia reuniu saiba o que discutiu

Realizou-se no passado dia 28 de Dezembro, uma reunião da Assembleia de Freguesia, para discutir o Plano e orçamento para 2008.
Que nos recorde foi a A.F. mais rápida desde que há poder local, o que mostra a falta de interesse na discussão e resolução dos problemas dos ribadavenses.
Ou então está tudo bem?
Mesmo sendo uma reunião rápida houve tempo para trazer à discussão este post por nós colocado por parte do eleito da CDU.
Como estamos em festas natalícias, deixamos para o próximo ano uma analise mais aprofundada ás decisões desta Assembleia de Freguesia.
A todos os que nos visitam um óptimo ano de 2008

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Afinal tinhamos razão era só demagogia

A junta de Freguesia aproveitou as comemorações do aniversario da passagem de Riba de Ave à categoria de Vila, para anunciar a abertura ao publico da sala de Internet.
Já lá fomos e de facto é uma sala com todas as condições.
O que não aceitamos é que se tenham enganado os Ribadavenses quando na campanha eleitoral em 2005, se distribuiu um comunicado em que se anunciava, como uma das realizações da Junta e do PSD a abertura de uma sala de Internet.

O que afinal só foi realidade 2 anos depois.
(Folheto distribuido em 2005)

É com casos como este que se vê de que lado está a verdade.






quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comemoração da passagem dos vinte anos de Riba de Ave à categoria de vila

Realizou-se ontem a comemoração dos vinte anos da passagem de Riba de Ave à categoria de Vila, esta foi a primeira vez desde que é poder que o executivo PSD comemora tal efeméride. Parece-nos pouco em tantos anos, mas sempre é melhor tarde que nunca.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Partido Socialista PSD e CDS votam contra envestimentos para Riba de Ave

Nota de Imprensa

Nos últimos dias, a comunicação social local tem publicado várias noticias que dão conta de que a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e o Governador Civil de Braga estão muito preocupados com a necessidade de encontrar uma solução para o problema das instalações da GNR de Riba de Ave.
Na prática, as intenções manifestadas por estas duas entidades contrariam a postura que os partidos que as suportam demonstram quando são chamados a tomar decisões.
O Bloco de Esquerda vem denunciar publicamente o comportamento profundamente contraditório do Partido Socialista, do PSD e do CDS/PP, ao votarem contra a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda na discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2008 que consagrava uma verba para a construção de um novo quartel da GNR de Riba de Ave.
É lamentável que os partidos defendam a necessidade de infra-estruturas para o concelho e depois os seus deputados na Assembleia da Republica, que têm o obrigação de zelar pelos interesses dos famalicenses, votarem contra propostas que trariam investimentos para V. N de Famalicão, como aconteceu com as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda.
Estes 3 partidos estão a prejudicar deliberadamente os famalicenses e em especial a população de Riba D’ Ave ao dizerem uma coisa e os seus deputados fazerem outra. Ao contrário, o Bloco de Esquerda mantém-se fiel aos compromissos assumidos com os famalicenses e demonstra que as diversas estruturas do partido estão em sintonia, nomeadamente a concelhia de V. N. de Famalicão, a distrital de Braga e o Grupo Parlamentar.


O Secretariado Concelhio.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Será verdade

A Junta de Freguesia comprou uma carrinha que segundo o presidente, seria para estar ao serviço das associações, até ai tudo bem, acontece que vários ribadavenses nos têm chamado atenção dizendo que a carrinha é vista a circular com pessoas estranhas ás colectividades, quando não há actividades dessas associações a qualquer hora do dia ou da noite.

A pergunta que se põem é, será que a carrinha estará mesmo ao serviço das associações, ou alguém abusa e a junta não controla?


Entretanto circula num circulo fechado de ribadavenses que a carrinha foi vista no Algarve, em Agosto passado, terá sido verdade?
Será que alguma associação foi lá actual?
Ou há aqui um acto de corrupção?
Pede-se a quem sabe deste caso que dê a cara , nós estamos aqui para o divulgar.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Perdemos um amigo





Foi a enterrar hoje no cemitério de Riba de Ave o "Manel Menezes" um amigo de todos nós que a morte prematura levou. O Menezes era um amigo do partido estava sempre, independente das suas dificuldades a ajudar e participar nas iniciativas do Bloco.

Vamos sentir a sua falta.

À família enlutada os nossos sentimentos.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

A confirmação de promessas não cumpridas

O presidente da Junta de Freguesia, numa entrevista ao jornal cidade hoje deu a conhecer algumas decisões que vão ser implementadas e que tem haver com o futuro de Riba de Ave.
Ficamos a saber aquilo que temíamos a GNR vai sair da vila, segundo palavras de Armando Carvalho, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a própria GNR têm reunido e há até um espaço em vista, nas imediações da vila. Para a mudança de instalações. Só falta saber onde ficam essas imediações.
Ficamos também a saber que Riba de Ave não vai ter um cemitério novo mas sim mais um alargamento " a confirmação de mais uma promessa eleitoral que fica por cumprir"
Estes são apenas dois exemplos da pequenez ambição do presidente da Junta de Freguesia.
Ficar satisfeito pela GNR sair de Riba de Ave, e aceitar uma solução provisória como é o alargamento do cemitério.
Assim se vai governando Riba de Ave.

domingo, 25 de novembro de 2007

Dar voz aos ribadavenses


Vários têm sido os ribadavenses que nos fazem chegar email de protesto pela forma como a Junta de Freguesia, trata os vários assuntos que se relacionam com a nossa Vila, não os temos divulgado, em primeiro lugar, por serem anónimos e segundo por o conteúdo ser um pouco provocatório. decidimos divulgar a mensagem que se segue mesmo sendo anónima por entender-mos que esta levanta uma questão importante para o futuro de Riba de Ave.


Boa tarde,
Infelizmente não temos na nossa terra um local para protestarmos contra as injustiças ou desagrados causados pela "minuscula" administração da nossa Junta de Freguesia.
Encontrei este site do B.E. que me parece muito bom, quanto mais não seja, para explanarmos a revolta que nos vai na alma...
Quem sabe, chega aos ouvidos dos nossos autarcas e faça com que alguma coisa se altere.
Pois bem, o motivo desta mensagem é o futuro cemitério de Riba de Ave:
Eu não posso chamar "futuro cemitério" pois que, parece que apenas será um PEQUENO remendo daqueles a que o nosso presidente da junta já nos habituou, pois que pela sua pequenez, assim se tem pautado a sua pequena ambição para os Ribadavenses.
Ouvi hoje um comentário de que seria alargado o cemitério! É de lamentar que com várias alternativas, a Câmara não "possa" dignificar a nossa Freguesia com um GRANDE cemitério, com todas as condições necessárias nomeadamente casas de banho e anexos, pois já este é horrível pelo facto de ter sido alargado várias vezes e continua sem as mínimas condições, enfim, o pior cemitério do Concelho. Mas afinal Riba de Ave é apenas a "lixeira" das Freguesias limítrofes, não é assim???
O que se passa ? Porque será que o Presidente não quer um cemitério novo? Daqui a alguns anos não haverá alargamento possível, e depois? Pode nessa altura não haver outros terrenos? Não haver alternativas como ainda temos hoje? Irão ser destruídas moradias para dar lugar a cemitérios? De que modo pensam estes autarcas? Não se compreende. Toda a população acha que se deveria construir um GRANDE cemitério. Mas o presidente da Junta não dá um murro na mesa!!! Encolhe os ombros e cruza os braços e a nossa Vila fica classificada nas primeiras mais atrasadas do concelho...
Não sei se alguma vez se falou na questão do terreno contíguo ao actual cemitério ser uma autêntica pedreira, os alicerces da casa são a própria pedreira, e a legislação diz que não se pode construir um cemitério em local com afloramentos de pedra. A câmara ou qualquer instituição não pode estar acima da lei. Além dessa há outras ilegalidades. Para comprovar isso, anexo um parecer técnico-jurídico.
Estes assuntos, deveriam ser tratados na comunicação social, já que os Ribadavenses não têm outra forma de protestar pois no edifício da nossa Junta de Freguesia tem uma placa que diz e muito bem: O POVO É QUEM MAIS ORDENA... mas parece que hoje se vive numa ditadura, voltamos ao tempo da outra senhora, nada temos a dizer, andamos amordaçados, nem nas Assembleias de Freguesia podemos protestar e se protestamos temos como resposta o silêncio.
Gostaria de receber algum comentário a esta minha revolta, a estas injustiças, pois Riba de Ave merece mais, muito mais!!!
Bem hajam
Comentem este post é util o contributo de todos

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Para onde irá a GNR


Segundo o jornal Entre Vilas, a GNR de Riba de Ave, poderá mudar de instalações indo para um edifício a alugar pela Câmara Municipal. Não deixando de reconhecer a necessidade urgente de novas instalações para a GNR poder trabalhar com alguma dignidade, é com preocupação que verificamos que esta decisão pode levar a nunca mais se construir o novo quartel.

Depois de a anterior Junta de Freguesia ter oferecido terreno para a construção do novo quartel da GNR. É lamentável que passados estes anos todos a Câmara Municipal, e a Junta de Freguesia não tenham conseguido até hoje que os sucessivos governos tenham construído o novo quartel.

Esperamos que a GNR não saia da vila de Riba de Ave para outra freguesia, é que são muitas as vozes que defendem que tal aconteça.

Aguarda-mos que a Junta de Freguesia informe os ribadavenses do que se está a passar.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O perigo espeita


Uma parte do percurso da estrada municipal, na rua 1º de Maio, está no estado que a foto mostra, de que estão a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, à espera para a arranjar que se verifique um acidente

domingo, 18 de novembro de 2007

Alegria e camaradagem no magusto do bloco

Decorreu com alegria e camaradagem, o magusto convívio que o bloco organizou no passado dia 17 de Novembro. Muitos foram os militantes e amigos do bloco que se deslocaram até à freguesia de Oliveira Santa Maria, para participarem nesta iniciativa.
O que este convívio mostrou é que além da intervenção politica, a Brincadeira e alegria também são apanágio da família bloquista.

No final ficou a certeza que para o ano haverá mais e com maior participação

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bloco apresenta alternativas para a politica fiscal

Francisco Louçã desafiou o Governo a quebrar o tabu sobre a política fiscal em 2009 e apresentou propostas para usar a folga orçamental para criar mais justiça social.O plano apresentado aponta para entregar 1% do IVA a quem mais precisa, segurança social e Serviço Nacional de Saúde, em 2008, e em 2009 entregar mais 0,5% do IVA, para criar um novo factor de sustentabilidade para garantir as pensões futuras.


Aceda aqui ás propostas do bloco

Finalmente os semáforos estão em funcionamento


Finalmente foram colocados a funcionar os semáforos para peões na Av. Narciso Ferreira,há varias semanas que aqui denunciamos o perigo que significava a falta dos semáforos em funcionamento. Sabemos que não é da responsabilidade da Junta de Freguesia, a sua manutenção, mas é sua obrigação de zelar pelo interesse dos ribadavenses.

Será que neste caso o fez?

É que foi muito o tempo de espera!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Porque não para todos os ribadavenses?

O PSD quando da campanha eleitoral, para as autarquicas prometeu a realização anual de um passeio convivio para os habitantes da freguesia. Como todos sabem, tal como muitas outras esta promessa ficou por cumprir.

Amanha dia 10, a paroquia vai realizar um magusto paroquial, com o apoio da Junta de Freguesia, nada temos contra esse apoio.


Mas há uma pergunta que se coloca porque não patrocina ou organiza a Junta de Freguesia, um magusto convívio para toda a comunidade ribadavense, independente da sua crença religiosa, será receio de conviver com todos?

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Junta de Freguesia na net

A Junta de Freguesia tem um site na net.
Fomos lá dar uma vista de olhos haver se encontrava-mos alguma informação sobre a actividade desenvolvida e que decisões tem a junta tomado, infelizmente nada .
É um site sem conteúdo!
Não tem informação absolutamente nenhuma?
Tem pelo menos o horário de funcionamento da secretaria.
Até na web a Junta de Freguesia, mostra o que é capaz?

sábado, 3 de novembro de 2007

Louçã trás solidariedade à população de Serzedelo

O líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, esteve hoje em Serzedelo, em contacto com a população, e com elementos do Movimento Contra os Postes de Alta Tensão (MCPAT), tendo visitado de seguida alguns dos lugares da freguesia que estão a ser afectados. Recorde-se que o BE apresentou recentemente na Assembleia da República um projecto-lei para regulamentar as precauções em relação aos campos de alta tensão electromagnética de. O líder do Bloco veio saber da população quais são as suas principais preocupações, mostrando a sua solidariedade com a luta que estão travando.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Louçã em Serzedelo

Francisco Louçã estará em Serzedelo no próximo sábado, dia 3, a partir das 14h30, para acompanhar a luta da população contra os efeitos nocivos dos cabos de alta tensão para a saúde pública. O coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda tem agendado um encontro com elementos do Movimento Contra os Postes de Alta Tensão (MCPAT), visitando de seguida alguns dos lugares da freguesia que estão a ser afectados. Recorde-se que o BE apresentou recentemente na Assembleia da República um projecto-lei para regulamentar as precauções em relação aos campos de alta tensão electromagnética.
Ao final da tarde, Francisco Louça participa, juntamente com João Semedo, no encerramento do plenário distrital de aderentes do Bloco, que tem lugar na sede de Guimarães.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Onde estão os ecopontos?

A nossa vila está sem ecopontos, já hoje várias pessoas se deslocaram aos locais onde estavam colocados e ficaram de boca aberta, ao verificarem que os sítios dos ecopontos estavam desertos. Percorremos vários locais de Riba de Ave, há procura de alguma informação da Junta de Freguesia, sobre o assunto, não encontramos nada.

 Afinal o que se passa? Porque não informa a Junta de Freguesia, a população do porquê desta situação? Incompetência, ou desprezo pelos Ribadavenses? Cada um de nós que tire a sua conclusão?

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Esclarecer os visitantes

A propósito de um comentário no post , em que anunciamos a substituição do deputado municipal, queremos esclarecer os novos visitantes de qual tem sido o papel do Bloco de Esquerda na A.M. em defesa dos interesses de Riba de Ave.
aqui aqui e aqui divulgamos as nossas intervenções e propostas que fizemos à Câmara Municipal,em defesa dos interesses da nossa terra. Não vamos agora tornar a divulgar pois basta carregar nos links e ficaram a saber o que temos defendido.
Vamos só chamar atenção dos nossos visitantes e em especial ao visitante que colocou o comentário que durante este mandato e até hoje, nem o presidente da Junta de Freguesia nem nenhum deputado de outro partido, alguma vez utilizou a palavra em defesa dos problemas de Riba de Ave, o Bloco tem-no feito varias vezes e assim vai continuar.

domingo, 28 de outubro de 2007

Estamos fartos de promessas

O Presidente da Câmara Municipal, andou a percorrer alguns cemitérios do concelho onde fez algum melhoramentos, na altura segundo a comunicação social, Armindo Costa teria referido que andava a negociar o terreno para alargar o cemitério de Riba de Ave. Se vai alargar o cemitério actual ou fazer um novo é uma situação que o Bloco analisará na altura da decisão, o que nos leva a colocar este post, é que o Presidente da Câmara já anda à 4 anos a prometer a resolução deste problema que aflige a população de Riba de Ave e até hoje ainda não fez nada.

Já agora o que pensa a junta sobre este assunto?

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Novo representante do Bloco na Assembleia Municipal

O ribadavense Adelino Mota, conhecido militante do nosso partido, é o novo representante do Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal, em substituição da deputada Ana Marcelino.





domingo, 21 de outubro de 2007

Para Quando novos abrigos

Estes são os abrigos que Riba de Ave têm

Este é igual ao que Riba de Ave podia ter se tivesse
uma Junta de Freguesia capaz

As freguesias de Famalicão, podem beneficiar da delegação de competências da Câmara Municipal, para procederem à colocação de equipamentos de mobiliário urbano, sem grandes encargos financeiros.
Já várias freguesias celebraram esses contratos com a Camara, e hoje, tem abrigos de passageiros nas paragem de autocarros dignas desse nome.
A Junta de Freguesia foi até agora incapaz de realizar esse contrato, o que faz com que em Riba de Ave, ou não há abrigos como acontece no lugar da Ponte, no Hospital, e junto ao café S. Pedro, onde há, como junto da Igreja, estão no estado que a foto mostra.
Mas a Junta de Freguesia, não está esquecida desta promessa, não têm é capacidade de a resolver, é que todos os anos no plano e orçamento, está contemplado a verba para os novos abrigos até hoje, é o que se vê.




Riba de Ave é uma vila urbana merecia quem melhor trata-se dela

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Valeu apena a denuncia (2)


Depois de termos denunciado no post em baixo o estado em que se encontrava a estrada junto ao cemitério, e o passeio da rua Padre Narciso Melo, é com regozijo que verificamos que já andam a colocar os paralelos.

Tem sido varias as denuncias que aqui temos feito, algumas a Junta de Freguesia, tem resolvido nem sempre da melhor maneira, esperamos que esta fique perfeita.

Vamos continuar a denunciar prestando assim o nosso contributo para a resolução de alguns problemas da nossa vila.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Desprezo ou incompetencia?

À umas semanas atrás uma empresa de instalações eléctricas andou a uns cabos eléctricos, e a fazer alteração aos postes da luz publica na rua, Padre Narciso Melo, junto ao cemitério.
Terminadas as obras e passado todo este tempo ainda não foram colocados os paralelos na estrada e os cubos no passeio, o que além de mostrar desprezo pela Freguesia cria inconvenientes a quem ali passa.

É justo perguntar: O que andam os membros da Junta de Freguesia a fazer?

Será que ainda não viram isto?

Ou não tem força para obrigar o empreiteiro a repor a rua e o passeio como estavam?




Não ficamos admirados se com o aproximar do dia de todos os Santos, o piso começar a ser reposto e começarem os trabalhos de limpeza, é próprio de quem só se preocupa com votos e não em resolver os problemas do dia a dia dos ribadavenses.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ruas em péssimo estado

As obras para a conclusão do saneamento básico, que estão a decorrer tem trazido inconvenientes à população, tem que se compreender tais inconvenientes pois só assim se consegue levar o saneamento a toda a freguesia.

Já não se compreende é o estado em que ficam as ruas após a conclusão da obra. A Junta de Freguesia, e a Câmara Municipal, tem o obrigação de fiscalizar, e obrigar o empreiteiro, a repor o piso o melhor possível, sabemos que nunca fica como estava mas não aceitamos que deixem as ruas no estado em que se encontram.

Exigir que as ruas fiquem em "bom" estado é um direito e dever cívico dos ribadavenses.

Fazer para que isso se verifique é uma obrigação de quem governa.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

É melhor prevenir


aqui alertamos para o perigo que pode significar fazer caminhadas, ou correr à volta da Central Eléctrica, embora não haja certezas sobre o perigo que as descargas electromagnéticas possam causar à saúde, é necessário ter alguns cuidados.

No sentido de proteger a saúde publica, e o ambiente o Bloco de Esquerda, apresentou no Parlamento um projecto-lei, que se baseia nos estudos da Organização Mudial de Saude, leia aqui a intervenção da deputada Alda Macedo e o projecto-lei.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

comparação (1)

Riba de Ave tem dois parques de lazer, um no adro da Igreja, da responsabilidade da comissão fabriqueira, e o parque da fabrica da responsabilidade da Junta de Freguesia.
Compare o estado de um e de outro!
Veja as diferenças?
Tire conclusões.

O parque da Igreja está assim

O da fabrica assim

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Continuaremos atentos

Depois de termos denunciado aqui o perigo em que se encontrava a vedação, que separa o passeio do terraço da biblioteca,a Junta de Freguesia, já mandou arranjar a grade que tinha sido derrubada.
Graças á nossa denuncia algumas das lacunas que têm existido na nossa vila tem sido arranjadas, embora diga-se em abono da verdade, que nem sempre correctamente( ver foto) o que mostra a incapacidade do actual executivo em acompanhar os problemas que afectam os ribadavenses, e a boa imagem de Riba de Ave.
Pela nossa parte interessados que estamos no progresso de Riba de Ave vamos continuar estas denuncias que parecem ser a única voz que se preocupa com os problemas dos ribadavenses.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da junta PSD (9)

9ª Promessa!
Zelar pela segurança.
Promessa não cumprida!
Zelar pela segurança dos ribadavenses é criar condições para as forças da ordem poderem actuar. O que se verifica é que a promessa da construção do novo quartel da GNR não passa de uma miragem.
A brigada escola segura não se vê.
Com este post terminamos a comparação entre as 10 medidas que o presidente da Junta de Freguesia prometeu e aquilo que fez. Podem dizer que ainda faltam dois anos para terminar o mandato, mas queremos aqui lembrar que estas medidas foram prometidas nas eleições de 2001.

Esperamos que os Ribadavenses, comecem a tirar ilações do trabalho que a Junta de Freguesia, governada pelo PSD, tem feito.

sábado, 29 de setembro de 2007

É uma vergonha!

A reunião da Assembleia de Freguesia, marcada para ontem não se realizou por falta de quorum.
Esta é a segunda vez, neste mandato, que a Assembleia de Freguesia não reúne por falta da maioria dos seus membros, o que mostra o desprezo que estes eleitos têm para com os seus concidadãos. É lamentável que se chegue a esta situação.
Se é verdade que o PSD, partido que governa a Junta de Freguesia, mostra não ser capaz de resolver os problemas que Riba de Ave enfrenta e de cumprir aquilo que prometeu, como o temos vindo a denunciar em post's aqui colocados, os seus representantes na Assembleia de Freguesia ao faltarem às reuniões mostram que também eles estão pouco preocupados com a população.
O mesmo se pode dizer dos partidos da oposição: PS e CDU. Estes partidos, que dizem ser a alternativa ao poder do PSD, têm a obrigação de colocar os órgãos da freguesia a funcionar, já que estes dois partidos têm a maioria na Assembleia de Freguesia, o que lhes permite pôr a mesma a funcionar de acordo com a lei. Ao faltarem à Assembleia de Freguesia estão a dar cobertura ao PSD e a prestar também um mau serviço a Riba de Ave.
Infelizmente, são dois ou três os ribadavenses que assistem às sessões da Assembleia de Freguesia. Tal só se pode verificar pelo descrédito que os eleitores têm neste órgão, permitindo assim que os elementos da Assembleia de Freguesia não tenham de justificar as suas atitudes.
Com o aproximar das eleições as coisas vão mudar e então vamos ter novamente todos eles a não faltarem, prometerem e dizerem que o que querem é o melhor para Riba de Ave. Enquanto esse tempo não chega vão envergonhando os Ribadavenses.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD (8)

8ª Promessa!
Criar um parque da juventude para a prática de desportos radicais.
Mais uma promessa não cumprida.
No mandato anterior foi elaborado um projecto que foi deitado ao caixote do lixo.

Prometer e não cumprir é o lema da junta PSD (7)

7ª Promessa!

Criar e preservar os espaços verdes.

Promessa não cumprida.

espaços verdes novos não se executou nenhum, e dos existentes só se tratou do espaço junto ao cemitério (pode ser que atraia votos) os outros foram desprezados como já denunciamos aqui.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD (6)

6ª Promessa!
Criar um passeio anual da vila.
Promessa não cumprida!
Esta era uma promessa fácil de cumprir se houvesse vontade de conviver com os ribadavenses, a arrogância e o desprezo pelo povo, prevalecem em Riba de Ave.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD (5)

5º Promessa!
Criação de uma zona industrial para industrias não poluentes.
Também desta promessa não se houve falar.
Nem industrias não poluentes nem outras. E com o passar do tempo o desemprego para os ribadavenses alastra.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

28 setembro reunião da Assembleia de Freguesia

Realiza-se no próximo dia 28, pelas 21h, no salão nobre da Junta de Freguesia, uma reunião da Assembleia de Freguesia.

É uma boa ocasião para os ribadavenses colocarem algumas questões à Junta de Freguesia, pois muitas são as criticas que são feitas nos cafés.

Prometer e não cumprir é o lema da junta PSD (4)

4ª Promessa!
Construção de um pavilhão gimnodesportivo para grandes eventos.
Desta promessa ninguém fala. Foi só promessa eleitoral.
O que vale é que ainda temos o velhinho Parque das Tílias, para os jogos do Riba de Ave Hóquei Clube

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Só a luta vence o abuso



Só a luta vence o abuso" é o slogan dos cartazes que o Bloco pôs na rua desde o fim de semana passado. Com esta iniciativa, o movimento quer dar a conhecer os temas que vão dominar a agenda do debate com o governo Sócrates no Orçamento de Estado. O cartaz aponta o desemprego, a precariedade e os juros altos como os sintomas de um "país posto no prego" pelo social-liberalismo.

Vamos continuar a exigir esclarecimentos


Na reunião da Assembleia Municipal do passado sábado dia 21, o Presidente da Câmara afirmou estar à espera dos esclarecimentos da AMAVE para poder responder aos esclarecimentos pedidos pelo Bloco de Esquerda, sobre as obras que esta Associação vai realizar na ETRSU na Quinta do Mato em Riba de Ave.
O Armindo Costa respondeu desta forma ao deputado do Bloco de Esquerda Adelino Mota, à pergunta formulada naquela sessão municipal, quais as obras que se estariam a realizar na Quinta do Mato, pois segundo palavras do Administrador delegado Sr. Manuel Ferreira à comunicação social tais obras já tinham começado.
É justo perguntar que papel desempenha na AMAVE, o representante da Câmara de Famalicão?Então a Câmara não sabe que obras se vão realizar pela associação da qual Armindo Costa, é vogal do conselho de administração?
Estando a Quinta do Mato, no concelho de Famalicão, não tem a Câmara de passar a respectiva licença! Ou as obras serão clandestinas?
Tratando-se de um assunto que muito diz á população de Riba de Ave, o Presidente da Junta de Freguesia, presente na sessão nem a boca abriu.
Porque será?

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD (3)

3ª Promessa!
Melhorar e concluir o saneamento básico.
Esta promessa está a ser cumprida, embora muito tempo depois do prometido. Sempre é melhor tarde que nunca.
O que se espera é que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal fiscalizem as obras, de modo a que as ruas fiquem transitáveis uma vez que, no pouco que está feito e no estado em que se encontram as ruas, a ideia que fica é que tal fiscalização não está a ser feita.

sábado, 22 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD (2)

2ª Promessa!
Construção de um novo cemitério paroquial.
Esta promessa está por cumprir.

Com a agravante de se terem implementado sepulturas no espaço destinado à rua e não se saber quando haverá novo cemitério

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD

1ª Promessa!

Repavimentação imediata Rua Conde de Riba de Ave (R.Ave/Vila das Aves) e Rua António Gonçalves.

Esta promessa está meia cumprida e a palavra imediata foi substituída por longo prazo.

A Rua Conde de Riba de Ave está por marcar e na Rua António Gonçalves ainda falta pavimentar uma parte significativa.


quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Prometer e não cumprir é o lema da Junta PSD

Aquando da campanha eleitoral para as autárquicas de 2001, a lista do PSD candidata à Junta de Freguesia, encabeçada pelo o actual presidente Armando Carvalho, além das muitas promessas que fez, revelou 10 medidas como prioritárias para Riba de Ave.
Passados 6 anos à frente dos destinos da Vila, faltando apenas dois para terminar o segundo mandato é chegada a hora de fazer uma comparação entre o que foi feito e o prometido.
Este post é o inicio dessa comparação.
Vamos começar pela 10ª promessa a mais fácil de cumprir:
Adquirir uma viatura para servir as colectividades.
Esta é uma das promessas que está cumprida, no entanto era interessante os ribadavenses serem informados de quando e quais as colectividades que têm usufruído da carrinha, pois várias vezes a carrinha é vista a circular com pessoas estranhas ás colectividades.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ano escolar novo problemas velhos


Começou esta semana o novo ano lectivo, infelizmente em Riba de Ave as aulas continuam a ser leccionadas na mesma escola, pela aparência tudo indica que o ano escolar vai começar bem.
será mesmo assim?
Mais uma vez os alunos da primaria de Riba de Ave não vão ter turno normal, o actual edifício escolar não tem capacidade para o praticar, vamos continuar a ver a maioria das crianças a não terem aulas extra curriculares como o Inglês a educação física e aulas de musica.
Os poucos alunos que venham a ter estas aulas como se verificou no ano transacto exigirão um esforço suplementar aos familiares que terão que os levar e buscar pelo menos 2 vezes por dia visto terem que ir almoçar a casa.
Para que as crianças de Riba de Ave tenham as mesmas condições de ensino que outros alunos do concelho é necessário exigir da Câmara Municipal a construção de um centro escolar como está aprovado na carta educativa.
Na altura da aprovação tentando fazer um pouco de propaganda o presidente da Junta de Freguesia disse que Riba de Ave ia ter uma nova escola é justo que a associação de pais e encarregados de educação a exijam.

Riba de Ave e a sua comunidade escolar bem a merecem.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O perigo espreita

À cerca de 3 meses quando do derrube das tílias em frente à Junta de Freguesia, por descuido ou acidente, foi derrubada a grade que resguarda o passeio do terraço da biblioteca.

Passado este tempo todo a Junta de Freguesia ainda não teve tempo de a mandar arranjar?

Sendo o local junto ás escolas primarias a falta da vedação é um perigo para as crianças.
Será desmazelo? ou incapacidade?

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Vale apena denunciar

Depois de termos aqui e também aqui denunciado o estado calamitoso em que se encontravam alguns locais de Riba de Ave , é com algum regozijo que verificamos que a Junta de Freguesia decidiu encetar a limpeza e arranjo das denuncias por nós feitas, é bom que isso se tenha verificado pois mostra que a junta reconhece as suas debilidades e aceitas as sugestões e criticas que lhe são feitas.

Na nossa opinião a fazer-se alguma coisa deveria ser bem feita o que quanto a nós não foi o caso, mas sempre está melhor do que estava.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Não há eleições não temos direito

Todos os ribadavenses devem estar recordados de, no ano 2005, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia encheram a vila de papeis a anunciar as danças da praça e outras actividades de lazer e entretimento.Todos nos recordamos do cinema ao ar livre na Igreja, dos espctáculos de variedades no parque da fábrica e da dança no mercado.
Pois é! Isso foi em 2005, ano de eleições!
Este ano não há dança na praça, não há cinema e vamos ter um único espectáculo no parque.
Querem mais? Esperem por 2009! Nesse ano há eleições.
Os senhores que nos governam a nível local tratam-nos como se fossemos ignorantes, tentando iludir-nos em ano de eleições para depois nada fazerem.
Começa a ser tempo de os ribadavenses exigirem que esta terra não seja só lembrada quando há eleições, temos os mesmos direitos que os cidadãos da sede do concelho.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Valeu apena a denuncia

Depois da denuncia feita no post anterior, as ruas do parque já foram limpas as silvas e ervas maiores que as plantas foram arrancadas. Esperamos agora a limpeza definitiva do parque. Para se manter o parque limpo não é necessário gastar muito dinheiro é preciso ter gosto na terra onde se vive.
Isso é o que se exige de quem governa.
Vamos continuar atentos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Isto não dignifica Riba de Ave 2





aqui alertamos para o estado de degradação em que se encontra o parque da fabrica, na Assembleia de Freguesia de 2 Julho, chamamos atenção da Junta de Freguesia, e dos membros da assembleia, para a necessidade de fazer uma limpeza aquele local. Na ocasião o presidente informou que iriam realizar esses trabalhos, passado 1 mês o parque encontra-se no estado em que as fotos documentam.
Será que a Junta de Freguesia nem se quer é capaz de limpar um simples parque?

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Teatro Narciso Ferreira à 3ª será de vez

Documento aprovado em Assembleia Municipal clique em cima para ver

Pela 3ª vez no espaço de ano e meio o Presidente da Câmara Municipal anuncia a reabilitação do teatro Narciso Ferreira, porque sabemos que prometer não é concretizar esperamos para ver.
Pode ser que finalmente a Câmara Municipal se decida a construir em Riba de Ave o que esta terra tem direito.
Mas não nos esquecemos que esta obra já esteve orçamentada em 2006, com uma verba de 250 mil euros veja documento até hoje ainda lá não foi investido um cêntimo.
Será que agora é para levar a sério? Ou é mais uma promessa?
Esperamos que não, que seja para concretizar.
Uma vila com a dimenssão de Riba de Ave precisa de muito mais.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

As descargas para o rio ave continuam


aqui manifestamos a nossa preocupação com as descargas feitas para o rio ave, no lugar da ponte através do tubo das águas pluviais.Infelizmente a junta de Freguesia nada faz para evitar tais descargas, ainda hoje varias pessoas assistiram incrédulas a mais uma descarga, era ver aquele tubo a descarregar "agua" vermelha para o rio.
Até quando vai continuar a impunidade destes infractores,à tempos atrás o argumento era que não se sabia quem fazia as descargas mas hoje toda a gente sabe de onde vem tais descargas, só pode ser da fabrica Oliveira Ferreira.
Esperamos que a Junta de Freguesia não fique a ver passar a banda e actue, ajudando assim a despoluir o rio ave.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Recordar o rio Ave despoluido 3


Lugar junto ao ribeiro das bogas quando dava gosto e prazer passear de barco no ave

Recordar o rio Ave despoluido 2


Lugar da azenha velha altura em que se podia pescar no ave

Recordar o rio Ave despoluido


quando o lugar do pego era local de lazer

Em defesa do rio Ave



A defesa do ambiente uma iniciativa do Bloco de Esquerda, sobre o lema "ninguém pode esconder as alterações do clima" passaram pelo distrito de Braga,com o tema "contra a poluição dos rios".Os bloquistas realizaram um piquenique no parque das Taipas de confraternização de aderentes num dos poucos locais onde ainda é possível conviver com o rio,apesar da má qualidade da água interdita a banhos.
A defesa da despoluição dos rios nomeadamente do Ave e Cavado dois dos rios mais poluídos da Europa foi a nota dominante das intervenções feitas com realce para a da deputada Alda Macedo, que denunciou a falta de fiscalização e vigilancia das descargas poluentes, pois se não se agir os milhões investidos para despoluir o rio "estão a ir por água abaixo"
leia mais aqui

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Pic-Nic contra o poluição do Rio Ave


No domingo, dia 22 de Julho, o Bloco organiza mais um dia das Jornadas das Alterações do Clima, desta vez no distrito de Braga,mais concretamente na Vila das Taipas, com a realização de um Pic-Nic a partir das 12,30 e em Barcelos com decida do rio. As atenções vão estar concentradas na poluição dos rios e em especial no que se passa no Cávado e no Ave, dois dos rios mais poluídos da Europa.
Pretende-se com esta acção denunciar a situação em que os rios se encontram, e ao mesmo tempo mostrar as potencialidades que as margens destes rios podem ter como área de lazer para as populações mais carenciadas
Vê aqui o panfleto com o programa completo

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tambem estivemos lá.

Num jantar contra a corrupção e o tachismo que reuniu mais de 100 pessoas em Braga, Francisco Louçã realçou as consequências da pronúncia judicial de Domingos Névoa pelo Tribunal de Instrução Criminal. "Vai haver um antes e um depois. A partir de hoje, e da coragem e honestidade de José Sá Fernandes, os portugueses sabem que não há mais nenhuma desculpa para a corrupção".

Aceda aqui à intervençao de Francisco Louçã
Veja fotos do Jantar

sábado, 7 de julho de 2007

Estivemos lá contra a vontade de alguns

Milhares de trabalhadores participaram no dia 5 de Julho, na cidade de Guimarães, numa manifestação de protesto contra o desemprego, a precariedade e a flexisegurança convocada pela CGTP.
Uma representação do Bloco de Esquerda, que incluía o Deputado no Parlamento Europeu Miguel Portas, a Deputada na Assembleia da Republica Mariana Aiveca e vários dirigentes sindicais bloquistas, esteve presente ainda que contra a vontade dos organizadores que tentaram impedir a nossa presença.



.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Assembleia de Freguesia reuniu e não saiu nada de novo

Realizou-se no passado dia, 2 de Julho, uma Assembleia de Freguesia. Infelizmente mais uma vez fora do que determina a lei, como bem lembrou o membro da CDU.
Tal como nas anteriores assembleias poucos são os ribadavenses que assistem a estas reuniões, o que mostra o desinteresse que a população tem pela participação cívica. Assim, é difícil Riba de Ave progredir já que só a participação das pessoas obrigará a Junta de Freguesia a preocupar-se mais com os problemas da terra. Foi assim no passado e terá que ser no futuro.
Por afazeres políticos tive que sair antes da Assembleia terminar. Na parte a que assisti não ouvi nada de novo. "Vai-se fazer", "vai-se resolver" é esta conversa que se ouve permanentemente da boca do Presidente da Junta em todas as assembleias. A oposição maioritária na Assembleia de Freguesia mostra-se incapaz de "obrigar" a Junta a fazer obra.
É necessário forçar a Junta para que cumpra aquilo que prometeu ao povo.
É nessessário "obrigar" a Câmara Municipal a virar-se um pouco para Riba de Ave. As obras de Saneamento Básico que decorrem são importantes, mas a nossa vila precisa de muito mais e merece muito mais.
Pelas intervenções feitas pela Junta de Freguesia, assim como de alguns membros da oposição, já se nota o aproximar das eleições - as promessas começam a ser feitas com mais insistência.

Vamos indo e vamos vendo, pode ser que a coisa melhore.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

A Junta de Freguesia só dificulta a vida aos cidadãos

Sem se entender bem porquê a Junta de Freguesia decidiu fechar o portão que dá acesso ao quadro onde estão colocados os avisos e outros anúncios de interesse para a população a partir das 19 horas e aos fins de semana. Esta atitude impede aqueles que trabalham ou que vivem fora da freguesia de consultar tais anúncios.
Em vez de termos uma Junta aberta aos cidadãos temos um caciquismo em que quem precisar de consultar qualquer edital tem que andar atrás dos membros da Junta de Freguesia.
Logo ás 21horas realiza-se uma Assembleia de Freguesia uma boa altura para os ribadavenses participarem e colocarem esta e outras questões que a todos preocupam.







sábado, 23 de junho de 2007

Imagem 3


Neste local estava um semáfaro que foi derrubado por um acidente à vários meses.
Para quando a sua recolocação?