sexta-feira, 27 de julho de 2007

Teatro Narciso Ferreira à 3ª será de vez

Documento aprovado em Assembleia Municipal clique em cima para ver

Pela 3ª vez no espaço de ano e meio o Presidente da Câmara Municipal anuncia a reabilitação do teatro Narciso Ferreira, porque sabemos que prometer não é concretizar esperamos para ver.
Pode ser que finalmente a Câmara Municipal se decida a construir em Riba de Ave o que esta terra tem direito.
Mas não nos esquecemos que esta obra já esteve orçamentada em 2006, com uma verba de 250 mil euros veja documento até hoje ainda lá não foi investido um cêntimo.
Será que agora é para levar a sério? Ou é mais uma promessa?
Esperamos que não, que seja para concretizar.
Uma vila com a dimenssão de Riba de Ave precisa de muito mais.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

As descargas para o rio ave continuam


aqui manifestamos a nossa preocupação com as descargas feitas para o rio ave, no lugar da ponte através do tubo das águas pluviais.Infelizmente a junta de Freguesia nada faz para evitar tais descargas, ainda hoje varias pessoas assistiram incrédulas a mais uma descarga, era ver aquele tubo a descarregar "agua" vermelha para o rio.
Até quando vai continuar a impunidade destes infractores,à tempos atrás o argumento era que não se sabia quem fazia as descargas mas hoje toda a gente sabe de onde vem tais descargas, só pode ser da fabrica Oliveira Ferreira.
Esperamos que a Junta de Freguesia não fique a ver passar a banda e actue, ajudando assim a despoluir o rio ave.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Recordar o rio Ave despoluido 3


Lugar junto ao ribeiro das bogas quando dava gosto e prazer passear de barco no ave

Recordar o rio Ave despoluido 2


Lugar da azenha velha altura em que se podia pescar no ave

Recordar o rio Ave despoluido


quando o lugar do pego era local de lazer

Em defesa do rio Ave



A defesa do ambiente uma iniciativa do Bloco de Esquerda, sobre o lema "ninguém pode esconder as alterações do clima" passaram pelo distrito de Braga,com o tema "contra a poluição dos rios".Os bloquistas realizaram um piquenique no parque das Taipas de confraternização de aderentes num dos poucos locais onde ainda é possível conviver com o rio,apesar da má qualidade da água interdita a banhos.
A defesa da despoluição dos rios nomeadamente do Ave e Cavado dois dos rios mais poluídos da Europa foi a nota dominante das intervenções feitas com realce para a da deputada Alda Macedo, que denunciou a falta de fiscalização e vigilancia das descargas poluentes, pois se não se agir os milhões investidos para despoluir o rio "estão a ir por água abaixo"
leia mais aqui

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Pic-Nic contra o poluição do Rio Ave


No domingo, dia 22 de Julho, o Bloco organiza mais um dia das Jornadas das Alterações do Clima, desta vez no distrito de Braga,mais concretamente na Vila das Taipas, com a realização de um Pic-Nic a partir das 12,30 e em Barcelos com decida do rio. As atenções vão estar concentradas na poluição dos rios e em especial no que se passa no Cávado e no Ave, dois dos rios mais poluídos da Europa.
Pretende-se com esta acção denunciar a situação em que os rios se encontram, e ao mesmo tempo mostrar as potencialidades que as margens destes rios podem ter como área de lazer para as populações mais carenciadas
Vê aqui o panfleto com o programa completo

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Tambem estivemos lá.

Num jantar contra a corrupção e o tachismo que reuniu mais de 100 pessoas em Braga, Francisco Louçã realçou as consequências da pronúncia judicial de Domingos Névoa pelo Tribunal de Instrução Criminal. "Vai haver um antes e um depois. A partir de hoje, e da coragem e honestidade de José Sá Fernandes, os portugueses sabem que não há mais nenhuma desculpa para a corrupção".

Aceda aqui à intervençao de Francisco Louçã
Veja fotos do Jantar

sábado, 7 de julho de 2007

Estivemos lá contra a vontade de alguns

Milhares de trabalhadores participaram no dia 5 de Julho, na cidade de Guimarães, numa manifestação de protesto contra o desemprego, a precariedade e a flexisegurança convocada pela CGTP.
Uma representação do Bloco de Esquerda, que incluía o Deputado no Parlamento Europeu Miguel Portas, a Deputada na Assembleia da Republica Mariana Aiveca e vários dirigentes sindicais bloquistas, esteve presente ainda que contra a vontade dos organizadores que tentaram impedir a nossa presença.



.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Assembleia de Freguesia reuniu e não saiu nada de novo

Realizou-se no passado dia, 2 de Julho, uma Assembleia de Freguesia. Infelizmente mais uma vez fora do que determina a lei, como bem lembrou o membro da CDU.
Tal como nas anteriores assembleias poucos são os ribadavenses que assistem a estas reuniões, o que mostra o desinteresse que a população tem pela participação cívica. Assim, é difícil Riba de Ave progredir já que só a participação das pessoas obrigará a Junta de Freguesia a preocupar-se mais com os problemas da terra. Foi assim no passado e terá que ser no futuro.
Por afazeres políticos tive que sair antes da Assembleia terminar. Na parte a que assisti não ouvi nada de novo. "Vai-se fazer", "vai-se resolver" é esta conversa que se ouve permanentemente da boca do Presidente da Junta em todas as assembleias. A oposição maioritária na Assembleia de Freguesia mostra-se incapaz de "obrigar" a Junta a fazer obra.
É necessário forçar a Junta para que cumpra aquilo que prometeu ao povo.
É nessessário "obrigar" a Câmara Municipal a virar-se um pouco para Riba de Ave. As obras de Saneamento Básico que decorrem são importantes, mas a nossa vila precisa de muito mais e merece muito mais.
Pelas intervenções feitas pela Junta de Freguesia, assim como de alguns membros da oposição, já se nota o aproximar das eleições - as promessas começam a ser feitas com mais insistência.

Vamos indo e vamos vendo, pode ser que a coisa melhore.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

A Junta de Freguesia só dificulta a vida aos cidadãos

Sem se entender bem porquê a Junta de Freguesia decidiu fechar o portão que dá acesso ao quadro onde estão colocados os avisos e outros anúncios de interesse para a população a partir das 19 horas e aos fins de semana. Esta atitude impede aqueles que trabalham ou que vivem fora da freguesia de consultar tais anúncios.
Em vez de termos uma Junta aberta aos cidadãos temos um caciquismo em que quem precisar de consultar qualquer edital tem que andar atrás dos membros da Junta de Freguesia.
Logo ás 21horas realiza-se uma Assembleia de Freguesia uma boa altura para os ribadavenses participarem e colocarem esta e outras questões que a todos preocupam.