terça-feira, 22 de julho de 2008

Oliveira Ferreira chegou ao fim

Chegou ao fim a angustia dos trabalhadores da Oliveira Ferreira, infelizmente terminou da pior maneira. O encerramento da empresa e o despedimento dos 210 trabalhadores, vem por a nu a politica que este governo tanto apregoa no combate ao desemprego. Uma vez mais, em vez de obrigar o patronato a cumprir a lei pagando os salários aos trabalhadores. Este governo e este partido "Socialista" prepara-se para aprovar a código de trabalho que ainda vem facilitar mais a actuação dos patrões contra quem trabalha, como fez o patrão da Oliveira Ferreira.
Os trabalhadores de Oliveira Ferreira que mostraram nesta luta, uma coragem e resistência na defesa dos seus direitos deve merecer a solidariedade e respeito de todos aqueles que defendem uma politica diferente para o pais.
O Bloco de Esquerda está na primeira linha desse combate apelando aos trabalhadores que não esmoreçam e lutem por um Portugal Melhor.

sábado, 19 de julho de 2008

Será para concretizar?

O Presidente da Junta de Freguesia Armando Carvalho reafirmou ao jornal Opinião Publica, que executará uma acção de despejo aos moradores do prédio para onde se prevê alargar o cemitério caso estes recusem chegar a acordo com a Junta de Freguesia. O Bloco de Esquerda é contra a opção tomada pela da Junta de Freguesia em alargar o cemitério, em nossa opinião Riba de Ave precisa de um cemitério novo, tal não pensa a maioria que governa Riba de Ave, e em democracia quem tem o poder decide.
O que não podemos aceitar é a prepotência e arrogância do presidente, que em vez de negociar com os moradores, uma solução para o problema que arranjou, venha para os jornais ameaçar com despejo caso estes não aceitem as suas pretensões.

Esperamos não ver por incompetência da Junta de Freguesia moradores a dormir na rua.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Francisco Louçã no Vale do Ave

O deputado Francisco Louçã estará no Vale do Ave no próximo sábado dia 12 de Julho. A visita começa às 17:00 horas na Associação de Moradores das Lameiras em Famalicão, onde se irá inteirar das necessidades desta instituição, visitando as instalações para melhor conhecer a realidade da instituição.De seguida participará no encontro de jovens do BE em Oliveira S. Maria.
A visita culminará com um comício/concerto em Pevidem, pelas 21.30h na Praça Francisco Inacio (junto à Igreja)

Participa e leva um amigo.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Contra o sectarismo todo o apoio á luta dos trabalhadores da Oliveira Ferreira


Foi com surpresa que o Bloco de Esquerda tomou conhecimento que o dirigente do Sindicato Têxtil Francisco Vieira, afirmou numa reunião com os trabalhadores da Oliveira Ferreira, que estes não precisavam do apoio de partidos políticos, referindo-se à moção que o Bloco de Esquerda apresentou e foi aprovada na Assembleia Municipal de Famalicão, no passado dia 28 de Junho.

Não podemos deixar de lamentar que este dirigente sindical, tenha tentado desvalorizar os partidos políticos, e o seu papel na luta e solidariedade para com os trabalhadores, só porque não foi o seu partido a apresentar a moção de solidariedade e apoio aos trabalhadores em luta, mas sim o Bloco de Esquerda.

Infelizmente que assim não pensam os seus camaradas de partido que apoiaram a moção, mostrando que acima dos interesses partidários, está a solidariedade com aqueles que sofrem e lutam pelo seus direitos.

Claro que os trabalhadores compreendem o nosso papel e tem manifestado o seu reconhecimento no apoio que lhes temos dado.

Pela nossa parte vamos continuar apoiar a luta dos trabalhadores, repudiando o sectarismo que alguns dirigentes sindicais manifestam.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Notas sobre a ultima reunião da Assembleia de Freguesia III

Como o Bloco de Esquerda não tem representação na Assembleia de Freguesia, tem aqui no blog denunciado algumas situações que se passam na nossa vila, e que precisam ser resolvidas pela Junta de Freguesia.
Em alguns casos como temos aqui, e aqui citado a Junta de Freguesia tem resolvido o problema embora na nossa opinião nem sempre da melhor forma. Foi pois com surpresa que vimos na ultima Assembleia de Freguesia, os partidos da oposição PS CDU levantarem algumas necessidades e exigirem solução de casos que aqui, aqui, e aqui, o Bloco denunciou à meses.
Com a oposição que temos na Assembleia de Freguesia está o PSD à vontade.

Notas sobre a ultima reunião da Assembleia de Freguesia II

Panfleto distribuído em 2001
Panfleto distribuído em 2005

Panfleto distribuído em 2005

Na ultima Assembleia de Freguesia, o Presidente da Junta referiu mais que uma vez, que ao defender o alargamento do cemitério estava a cumprir aquilo que prometeu aos ribadavenses.Não querendo por em causa a palavra do presidente até porque deixamos aos que nos visitam o juízo final.
Não podemos deixar de fazer um comentário.
O PSD e Armando Carvalho em 2001 prometeu a construção de um cemitério novo,como se pode verificar no panfleto da campanha eleitoral, em 2005 usando um termo pouco popular prometeu a resolução do problema do redimensionamento do cemitério paroquial, ou seja o alargamento.
Para quem defendia que Riba de Ave não podia parar era um retrocesso.
Analisando os principais apoiantes de Armando Carvalho e Armindo Costa, talvez compreenda-mos melhor o porquê do retrocesso e a urgência em comprar o terreno para o alargamento do cemitério.