quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bloco de Esquerda entregou lista de candidatos à Assembleia da República por Braga

O Bloco de Esquerda entregou hoje ao princípio da tarde, no Tribunal de Braga, a lista de candidatos à Assembleia da República por este círculo eleitoral.
O cabeça de lista, Pedro Soares, acompanhado por alguns dos candidatos e candidatas e pelo mandatário, António Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, dedicou a apresentação da candidatura aos 151 trabalhadores do Hospital de S. Marcos ameaçados de despedimento.
O núcleo de Riba de Ave do Bloco de Esquerda, está representado nesta candidatura por dois dos seus aderentes, Joana Oliveira em sexto lugar e Adelino Mota em oitavo.
A integração destes nossos camaradas na candidatura exige de todos nós o dobro do esforço para que consigamos eleger uma representação parlamentar no distrito de Braga.

Leia aqui toda a noticia


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mais uma reunião de trabalho para o exito eleitoral

Realizou-se no passado sábado na sede concelhia do Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão uma reunião para discutir e preparar as próximas eleições legislativas e autárquicas. O facto de a sala estrar cheia e contar com uma forte delegação de bloquistas de Riba de Ave mostra como estamos empenhados em que as proximas eleições, quer autarquicas quer legislativas, sejam um exito em Riba de Ave no concelho e no país, é para isso que vamos trabalhar.
Juntar Forças para mudar é o nosso lema junta-te a nós.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bloco na imprensa


A imprensa famalicense divugou posição do Bloco da solicitação de uma Assembleia Municipal para analisar a instalação em Riba de Ave de uma incineradora de queima de lixo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Nota de imprensa

Nota de imprensa do bloco sobre a solicitação de uma Assembleia Municipal extraordinaria.

O Bloco de Esquerda, na sequência da aprovação na Assembleia Municipal de 26 de Junho último, da adesão do Município de V.N. de Famalicão à Resinorte, empresa que vai gerir a ETRSU de Riba de Ave e os resíduos de cerca de 40 municípios e, tendo em consideração a gravidade da situação para o município, em particular, para a freguesia de Riba de Ave, relacionada com a anunciada instalação na Quinta do Mato de um Centro de Valorização Energética (Incineradora), solicitou ao Presidente da Assembleia Municipal que diligencie no sentido da convocação de uma Assembleia Municipal extraordinária, com um ponto único na ordem de trabalhos: "Apreciação e tomada de posição sobre a eventual construção de um Centro de Valorização Energética (Incineradora) na freguesia de Riba de Ave". Solicitou, igualmente, que a referida sessão extraordinária da Assembleia Municipal tenha lugar em instalações adequadas, na freguesia de Riba de Ave.
Com esta iniciativa, o Bloco de Esquerda de Riba de Ave, pretende fundamentalmente esclarecer e mobilizar a população de Riba de Ave para a participação no debate e na decisão que afectará, sem dúvida, a qualidade de vida da freguesia.

16 de Julho de 2009

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Riba de Ave

quinta-feira, 16 de julho de 2009

BE solicita convocação extraordinaria da A.M. para discutir instalação de incineradora em Riba de Ave

Com om objectivo de discutir e que posição tomar sobre a anunciada intenção de se instalar em Riba de Ave um Centro de Valorização Energético ( Incineradora).
O Bloco de Esquerda através do Deputado Municipal, Adelino Mota, solicitou ao Presidente da Assembleia Municipal a convocação se uma sessão extraordinaria.
Exmo. Senhor
Presidente da Assembleia Municipal de V.N.Famalicão.
Tendo em consideração a gravidade da situação para o municipio de V.N. Famalicão e, em particular para a freguesia de Riba de Ave, relacionada com a anuncida instalação de um Centro de Valorização Energético (Incineradora), venho por este meio solicitar que diligencie no sentido da convocação de uma Assembleia Municipal extraordinária, nos termos previstos pelo art.º 50 da Lei 169/99 de 18 Setembro, com um ponto único na ordem de trabalhos: "Apreciação e tomada de posição sobre a eventual construção de um Centro de Valorização Energético ( Incineradora) na freguesia de Riba de Ave".
Solicito, igualmente, que a referida sessão extraordinária da Assembleia Municipal tenha lugar em instalações adquadas, na freguesia de Riba de Ave.
V.N. Famalicão 16 de Julho 2009
Com os melhores cumprimentos
Adelino Mota
Deputado Municipal do BE

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Junta-te a nós


O Bloco de Esquerda está a organizar a lista que vai apresentar à Junta de Freguesia, nas próximas eleições autarquicas, se te identificas com a politica do Bloco, se entendes que o nosso cabeça de lista Adelino Mota, é o homem mais capaz de defender os interesses da nossa terra, e queres participar nesta equipa contacta-nos.

Justiça para quem trabalhou 40 anos

O direito à reforma completa aos 40 anos de descontos foi uma das propostas apresentadas pelos deputados bloquistas que o PS chumbou no parlamento. Nesta pré-campanha, o Bloco insiste na necessidade de justiça para quem trabalhou toda a vida e que a actual lei obriga a continuar a trabalhar

sexta-feira, 10 de julho de 2009

É preciso mobilizar e esclarecer os Ribadavenses

Segundo a comunicação social concelhia, a Junta de Freguesia pediu uma reunião urgente ao Presidente da Câmara Municipal, e à AMAVE, para pedir esclarecimento e informações sobre o Centro de Valorização Energética "Incineradora" que a empresa Resinort, quer construir na Quinta do Mato.
Apoiamos esta iniciativa da Junta de Freguesia de querer saber o que de facto se pretende construir, o que não entendemos é porque só agora depois do Bloco de Esquerda ter denunciado esta intenção na Assembleia Municipal, é que a Junta de Freguesia se preocupa.
É que a Câmara Municipal deliberou apoiar tal pretensão da Resinort na sua reunião de 13 de Maio de 2009.
E o presidente da Junta de Freguesia que nessa qualidade tem acento na Assembleia Municipal, para cuja sessão foi convocado no dia 18 de Junho nada disse, até à denuncia do Bloco de Esquerda.
Por isso perguntamos porque é que a sessão da Assembleia de Freguesia, convocada a 22 de Junho e que se realizou a 29 do mesmo mês, não incluiu a discussão deste assunto na ordem de trabalhos?
Será que o presidente da Junta de Freguesia sabia desta intenção da Resinort e nada disse?
Ou só quando confrontado com a denuncia do Bloco de Esquerda, é que teve conhecimento e se preocupou?
A actuação da Junta de Freguesia no tratamento deste caso não foi na nossa opinião até agora o mais correcto, pois já é tempo de chamar os ribadavenses a intervir neste assunto.
Porque este caso exige a unidade e mobilização de todos os ribadavenses esperamos, que as forças politicas da terra sejam capazes de por de lado os interesses partidários e se unam no combate para impedir a construção da Incineradora, é isso que o interesse de Riba de Ave e do seu povo exige.
O Bloco de Esquerda estará nesta luta ao lado de todos aqueles que queiram impedir que Riba de Ave se torne no caixote do Lixo de cerca de 40 municípios.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Adelino Mota é o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia ll

Adelino Mota numa visita ao Hospital de Famalicão
Numa altura em que se prepara mais um ataque há qualidade de vida dos Ribadavenses por parte da empresa Resinort, que com o apoio da Câmara Municipal, do PSD/PP e PS, pretende construir em Riba de Ave na Quinta do Mato uma incineradora para queima de lixo.
O Bloco de Esquerda apresenta como seu candidato à Junta de Freguesia, Adelino Mota um Ribadavense, que sempre estive na primeira linha na luta contra a construção da actual ETRSU “Lixeira” pelo seu passado em defesa de Riba de Ave e dedicação aos interesses dos seus habitantes é o homem capaz de fazer frente a mais esta investida daqueles que querem fazer de Riba de Ave a capital do lixo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Adelino Mota é o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia


O Núcleo do Bloco de Esquerda de Riba de Ave na sua última reunião plenária decidiu apresentar como cabeça de lista às eleições para a Assembleia de Freguesia de Riba de Ave, o seu aderente Adelino Mota.
Adelino Mota foi secretário da Junta de Freguesia, de Riba de Ave durante dois mandatos, e desempenha actualmente o cargo de deputado Municipal, do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Famalicão.
É membro da distrital de Braga e da Coordenadora Concelhia de Famalicão.
A apresentação da candidatura assim como o programa eleitoral será feita oportunamente.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Imprensa destaca denuncia do BE




Imprensa destaca denuncia do BE do apoio da Camara Municipal à construção de uma incineradora em Riba de Ave

Não à construção da incineradora em Riba de Ave

A propósito da denuncia que o Bloco de Esquerda fez na ultima Assembleia Municipal, da intenção da empresa Resinort,empresa que vai fazer a exploração e tratamento do lixo de cerca de 40 municípios, a que chamam Norte Central, de construir em Riba de Ave mais concretamente na Quinta do Mato, uma incineradora para queima de resíduos.
Tem a comunicação social do concelho, divulgado várias declarações do Vereador do Ambiente e do presidente da Câmara Municipal, dizendo que o que se pretende construir é um Centro de Valorização Energético.
Para que não restem duvidas citamos o que diz o plano de intenções.
Estudo e projecto para a construção de uma unidade de tratamento e valorização de CDR em espaço disponível (3,0 a 4,0 ha) da Central de Compostagem da AMAVE;

Esta Central de Valorização Energética para o CDR irá receber as quantidades provenientes da central de Compostagem da AMAVE e das linhas de Tratamento Mecânico simples a implementar a montante dos aterros sanitários da RESAT e RESIDOURO;

Construção de um aterro no município de Fafe, conforme previsto pela AMAVE para rejeitados da central de compostagem cinzas e escórias resultantes da valorização do CDR;

Por isso perguntamos resíduos em cinza não vem de queima?

Mas para que não restem duvidas sobre a forma como vão ser tratados os CDR o relatório do Ministério do Ambiente sobre a estratégia para os Combustíveis Derivados de Resíduos CDR é claro.
Para efeitos da Estratégia, entende-se por CDR os combustíveis a partir de resíduos não perigosos, cuja utilização visa a recuperação de energia em unidades de INCINERAÇÃO ou de CO-INCINERAÇÃO reguladas pela legislação ambiental.

Estas pequenas citações de documentos oficiais, mostram o que se pretende implementar em Riba de Ave, compete aos ribadavenses escolherem se querem continuar a viver numa terra que cada vez vais se transforma na capital do lixo, ou se querem lutar para viverem numa terra onde o ambiente seja o mais puro possível, pela nossa parte BLOCO de ESQUERDA estamos na luta ao lado daqueles que querem o melhor para Riba de Ave.