quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Novos Sites do Bloco Distrital


O Bloco de Esquerda tem vindo a renovar os seus sites locais como os de Lisboa e Porto, tendo agora chegado a vez do Distrito de Braga.

Assim a partir de hoje o acopamnahmeto distrital do bloco pode ser feito em:


Com esta renovação Famalicão passou também a ter um novo site:


Relativamente a Riba de Ave, numa estratégia da criação de uma rede de sinergias autárquica, todas as noticias da nossa freguesia passam a estar agregadas no site concelhio. Para quem preferir um acesso directo pode seguir o link:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Debate e eleições para a VIII Convenção


Sessão de apresentação e debate entre Moções realizar-se-á no dia 27 de Outubro, pelas 15h, na junta de freguesia de S.Vitor, em Braga. Nesta sessão, a Moção A far-se-á representar por Pedro Soares e a Moção B por Margarida Santos.
As listas de candidato/as a delegados deverão ser entregues à Coordenadora Distrital até 19 de Outubro através do email: bloco.braga@gmail.com No ato de entrega das listas deverão ser indicados os representantes para as mesas eleitorais.
A Coordenadora Distrital de Braga aprovou o seguinte mapa das assembleias eleitorais no distrito de Braga para a eleição de delegadas/os à VIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda:
Braga, Amares, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro - elege 15 delegados/as - mesa de voto na sede de Braga.
Guimarães, Fafe, Vizela, Povoa de Lanhoso e Celorico de Bastos - elege 15 delegados/as - mesa de voto na sede de Guimarães.
Barcelos e Esposende - elege 5 delegados - mesa de voto na sede de Barcelos.
Famalicão - elege 7 delegados - mesa de voto na sede de Famalicão
No distrito de Braga a eleição de delegados/as terá lugar no dia 3 de Novembro, sábado, entre as 15h e as 18h.

domingo, 7 de outubro de 2012

Que se Lixe a Troika - Manifestação Cultural em Braga

A Cultura junta-se à Resistência! Um conjunto alargado de artistas de várias áreas junta-se a várias pessoas que estiveram envolvidas no apelo à mobilização e manifestação de dia 15 de Setembro sob o lema "Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas" para lançar um grande evento cultural. Façamos do dia 13 de Outubro um marco histórico e cultural, trazendo da rua para a arte toda a nossa energia. Um dia cheio de eventos, com música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente nas ruas de todo o país. Aos artistas o palco, ao povo a voz!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

BE propõe manutenção das atuais 49 freguesias de Famalicão

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão chamou hoje a comunicação social para informar que apresentou na Assembleia Municipal de V. N de Famalicão um projeto de pronuncia pela manutenção das atuais 49 freguesias do concelho.

O Bloco de Esquerda entende que uma reforma desta dimensão não pode conter como único critério o número de habitantes e entende também que terá que ser objeto de uma ampla discussão e participação da população em todo este processo.  De resto, e neste sentido, o BE apresentou em Junho passado na mesma Assembleia Municipal uma proposta de referendo local que os restantes partidos chumbaram, tendo assim sido negada a possibilidade de as populações se pronunciarem sobre a reforma administrativa.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VIII Convenção: Moções de Orientação Política


Foram apresentadas duas moções de orientação política à VIII Convenção do Bloco de Esquerda, aqui disponíveis em pdf: 


Em duas conferências de imprensa separadas, realizadas na sede nacional do Bloco de Esquerda, foram apresentadas as duas moções que se apresentam ao debate para a VIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BLOCO SOLIDÁRIO COM MANIF. 15 DE SETEMBRO

Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!” é o lema da convocatória que começou por ser um protesto convocado para a cidade de Lisboa e que se transformou já num movimento nacional. Em Braga, o Bloco está solidário com a manif. convocada para dia 15, a partir das 15 horas, na Avenida Central.

A adesão ao protesto ganhou grande expressão com a indignação provocada pelas medidas anunciadas na passada sexta feira pelo primeiro-ministro Passos de Coelho, de novas medidas de austeridade contra a maioria da população portuguesa, nomeadamente a decisão de aumentar os descontos para a segurança social de quem trabalha (num montante de um salário por ano) e de redução dos descontos por parte das empresas.

As medidas anunciadas pelo ministro das Finanças, que agravam ainda mais os cortes anunciados por Passos Coelho, estão a ter resposta popular, para já no Facebook, com uma onda de indignação e de apoio aos protestos convocados para o próximo sábado.

O BE/Braga está solidário com os protestos contra as medidas de austeridade do governo e apela aos cidadãos e cidadãs de Braga para juntarem forças no repúdio pelas políticas do PSD/CDS que estão a levar o país ao empobrecimento.

Braga: Evento no Facebook.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Regulamento do Processo Preparatório da VIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda


http://www.bloco.org/images/stories/pictos/estrelabra.jpgNos termos do n.º 2 do artigo 8º dos Estatutos do Bloco de Esquerda, a Mesa Nacional reunida no dia 7 de Julho aprovou o Regulamento do Processo Preparatório da VIII Convenção Nacional do BE.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Programa do Socialismo 2012

Três dias de plenários, aulas e workshops sobre Economia, História, Cultura, Politica, etc. Debate de ideias à Esquerda porque o Socialismo também precisa de ser pensado. A entrada é livre, a participação também.

Download do Programa (PDF)

Evento no Facebook - Fórum Socialismo 2012

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Revista Vírus: primeiro número já está online


O primeiro número da nova série da revista Vírus está nas livrarias desde o início do mês. A edição em pdf pode ser descarregada gratuitamente aqui.


domingo, 15 de julho de 2012

Bloco exige plano de emergência para o distrito de Braga

Pobreza cresce de forma desmesurada - Foto de Paulete Matos

Em conferência de imprensa, o Bloco de Esquerda de Braga exigiu um plano de emergência social e económico para o distrito, alertando para o agravamento desmesurado do desemprego e da pobreza e denunciando que a única política do Governo é a “sopa dos pobres”.

domingo, 8 de julho de 2012

Há motivos de preocupação...

Fotografia © Arquivo Global Imagens
Em maio passado, o Bloco de Esquerda de Famalicão alertou a população para as irregularidades no concurso público para as refeições escolares para o próximo ano letivo. Estranhamente, a Câmara Municipal diz que tem a máxima preocupação com a alimentação das crianças, mas ainda não respondeu ao pedido formal do BE disponibilizando o caderno de encargos e programa de procedimentos desse concurso público.

Confirmando as denúncias que muitos pais nos foram fazendo chegar nos últimos meses, temos agora um estudo que demonstra que "Aprovação e composição das ementas escolares não respeitam o estipulado na lei".

Mais uma vez o Bloco de Esquerda cumpre as suas promessas eleitorais de zelar pelo superior interesse dos e das famalicenses e pugnado por uma total transparência e rigor no funcionamento das instituições públicas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Maré Alta - Será Censura?

O Poder local ficou mais pobre. A democracia perdeu mais uma vez!
(Texto enviado pelo Deputado Municipal  do BE Adelino Mota para o Jornal Opinião Publica e não publicado.)

No passado dia 29 de Junho os deputados municipais do PSD, CDS, PS e CDU, juntamente com os presidentes de Junta de Freguesia (com exceção do presidente da Junta de S. Simão de Novais), votaram contra uma proposta apresentada pelos deputados do Bloco de Esquerda para a realização de um referendo, no concelho de Famalicão, sobre a extinção de freguesias, auscultando assim a opinião dos famalicenses.

O argumento mais usado pelos representantes destes partidos foi que estavam legitimados para decidirem em nome dos eleitores que neles confiaram.

É verdade que os deputados municipais foram eleitos para representarem os munícipes na resolução dos seus problemas: água, saneamento, habitação, zonas verdes etc., porque isso foi o que prometeram. Nenhum prometeu acabar com as freguesias! Algum presidente de junta ou deputado municipal, aquando da campanha eleitoral, disse que ia votar pelo fim das freguesias? Claro que não, pois sabiam que se dissessem isso não eram eleitos. Assim, que legitimidade têm agora de decidir em nome das populações uma coisa que não prometeram?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Barcelos aprovou e agora nós?



Também a Assembleia Municipal de Famalicão vai discutir e votar uma proposta para a realização do referendo em Famalicão, na próxima sessão a realizar-se no dia 29, apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Esperamos que aqueles que não querem o fim da sua freguesia entreguem a palavra ao povo para que seja este a decidir. Não chega dizer que estamos contra esta lei e quando pudemos dar a palavra a quem legitimamente deve decidir, optamos contra esse direito.

sábado, 2 de junho de 2012

Pedido de realização de AM para aprovar referendo concelhio à extinção/fusão de freguesias.


Entrou em Vigor no último dia do mês de Maio a famigerada lei da extinção/fusão de Freguesias. 

Em alternativa à Lei PSD/CDS, o Bloco apresentou um projeto que condicionava qualquer alteração do mapa das freguesias ao referendo local vinculativo. Este projeto foi rejeitado por todos os restantes partidos que temem entregar o poder de decisão ao povo. 

O governo e as políticas autoritárias da troika podem sair derrotadas deste embate frontal com as populações e a democracia local, para isso o Bloco de Esquerda de Famalicão apresentou ontem ao Presidente da Assembleia Municipal um projecto de deliberação para a realização de uma Assembleia Municipal, para aprovação de um referendo no município de Famalicão, para que os famalicenses se possam prenunciar se querem ou não a extinção/fusão da sua freguesia. 

Para o Bloco de Esquerda, o eufemismo de “agregação” de freguesias para troika ver, não esconde o conteúdo essencial desta lei, a extinção de freguesias e a menor participação democrática das populações.

Solicitação de documentos do concurso público de refeições escolares.

Até a data a Câmara Municipal ainda não se pronunciou onde e como os famalicenses podem consultar os documentos para o concurso publico, para o fornecimento das refeições escolares.
 
Como é do conhecimento público o Bloco de Esquerda denunciou a ilegalidade desse concurso por falta do programa de procedimento, e do caderno de encargos. Na altura o Vice-presidente da Câmara Municipal disse que tais documentos já tinham sido aprovados em reunião de câmara.
 
Desde então, o BE tem vindo a ser contactado por muitos famalicenses a solicitarem esclarecimentos sobre este processo. Para termos acesso aos documentos e assim poder responder de forma esclarecida às questões que nos são colocadas, o Bloco de Esquerda, através da Assembleia Municipal, pediu à Câmara Municipal os respectivos documentos, bem como a ata da reunião em que os mesmos foram aprovados.
 
Com esta posição, o Bloco de Esquerda, pretende aferir da legalidade deste processo e também saber que qualidade de serviços é prestada aos estabelecimentos escolares e aos alunos abrangidos por este serviço.

domingo, 27 de maio de 2012

Riba de Ave inaugura Jornadas contra o Governo da Troika


Ontem durante o comício do Bloco de Esquerda, Luís Ribeiro do núcleo de Riba de Ave e da concelhia de Famalicão expôs a degradação do tecido industrial concelhio como também da politica da câmara na sua persistência na contratação de falsos recibos verdes. Salientou ainda a luta dos deputados municipais famalicenses contra as praticas xenófobas da câmara como também as propostas bloquistas aprovadas para o apoio à habitação dos mais desfavorecidos. Relativamente à nossa Vila foi feito novamente o destaque à ameaça da intenção da construção de uma incineradora na Quinta do Mato.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Hospital de Braga insiste em cobrar taxa moderadora a utentes com esclerose múltipla


Chegaram ao Bloco de Esquerda diversas denúncias dando conta de que o Hospital de Braga está a cobrar taxas moderadoras às/aos utentes com esclerose múltipla (EM), apesar de sucessivamente alertado para essa ilegalidade e do próprio hospital ter reconhecido ser indevida essa cobrança.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bloco responde a Vereador e exige mostra de documentos.

No seguimento da denúncia de ilegalidade e preocupação manifestada pelo BE sobre o concurso publico para fornecimento das refeições escolares aprovada pela Câmara e Assembleia Municipal.
O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão mostra-se preocupado com a atitude anti democrática e autoritária manifestada pelo Vereador Dr. Paulo Cunha. O Bloco de Esquerda considera inaceitável que o vice-presidente da Câmara Municipal venha dizer que o Cadernos de Encargos e Manual de Procedimentos de um concurso público não devam ser do conhecimento de um partido representado na Assembleia Municipal, neste caso do BE, quando de acordo com a lei é a Assembleia Municipal que tem o poder fiscalizador da actividade da Câmara Municipal.

sábado, 12 de maio de 2012

Bloco considera ilegal Concurso Público para o fornecimento de refeições escolares

O Bloco de Esquerda de Famalicão manifestou, em conferencia de imprensa, a sua preocupação face ao Concurso Público aprovado pela Câmara e Assembleias Municipal para o fornecimento de refeições escolares para os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas Bernardino Machado e Ribeirão e Centros Escolares de Antas, Louro e Luís de Camões, para o ano letivo 2012/2013, pois tais concursos não contemplam o Caderno de Encargos e o Programa de Procedimentos, tal como exige a lei.

Na Assembleia Municipal que deu parecer favorável ao concurso o BE questionou a Câmara Municipal sobre a falta destes elementos. O vice-presidente Paulo Cunha respondeu que esses dados haviam sido discutidos em reunião de Câmara, que poderiam ser consultados na respetiva ata e que entendia que não ser necessário serem levados à Assembleia Municipal. Acontece que, consultada a ata, verifica-se que tais documentos que obrigatoriamente tem que acompanhar o concurso publico não foram discutidos nem votadas na reunião da Câmara que aprovou o referido concurso.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Assembleia de Freguesia | 30 de Abril

 Realiza-se hoje dia 30 de Abril às 20h30 uma Assembleia de Freguesia no edifício da junta Riba de Ave.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Intervenção do BE na sessão solene do 25 de Abril na AM

Foto Antonio Freitas
No passado 25 de Abril, o Bloco de Esquerda de Famalicão esteve presente na sessão solene da Assembleia Municipal pelas comemorações do 25 de Abril onde o deputado municipal Adelino Mota fez uma intervenção que pode ser lida aqui.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cancelamento do Comício em Riba de Ave

O falecimento de Miguel Portas, um dos fundadores e atual dirigente do partido e seu representante no Parlamento Europeu, determinou o cancelamento, por parte do Bloco de Esquerda, das Jornadas Contra o Governo da Troika , que teriam lugar nos próximos dias 26, 27 e 28 de Abril, nos distritos do Porto, Braga e Lisboa. Sendo assim o Comício agendado em Riba de Ave para o próximo dia 27 não se realizará.

sábado, 21 de abril de 2012

AM aprova proposta de Acção Social do BE

Em Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda propôs uma recomendação à Câmara de oferta de manuais escolares aos alunos das famílias mais carenciadas do concelho que frequentam o 2º e 3º ciclos e secundário da escola pública, ou escolas com contrato de associação.
O proposta foi aprovada com os votos favoráveis do Bloco e do PS e com a abstenção do PSD, CDS e curiosamente da CDU.
 O Bloco deseja agora que a Câmara seja a mais célere na elaboração e execução de tal recomendação a bem das enumeras famílias vitimas deste politica austeritária da Troika.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eleições à Coordenadora Concelhia e Distrital

A 21 de Abril de 2012 terá lugar as eleições para a Coordenadora Concelhia e Distrital do Bloco de esquerda, sendo que vão a votos as seguintes listas.

Coordenadora Concelhia - Regulamento Eleitoral
Coordenadora Distrital - Regulamento Eleitoral

A votação terá lugar entre as 15 e as 18 horas, na sede do Bloco em Vila Nova de Famalicão ou então por correspondência, fazendo chegar à sede via CTT ou através da Comissão Eleitoral.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Eleição da Coordenadora Concelhia de V. N. de Famalicão

A Assembleia Concelhia de Vila Nova de Famalicão do Bloco de Esquerda, reunida em 17 de Março de 2012, aprovou o regulamento para a eleição da nova Coordenadora Concelhia (mandato 2012-2014) e o respectivo calendário eleitoral.

A votação para eleição da Comissão Coordenadora Concelhia de V. N. de Famalicão terá lugar no dia 21 de Abril de 2012

terça-feira, 13 de março de 2012

Manifestemo-nos por Riba de Ave!

No próximo dia 31 de Março a ANAFRE Associação Nacional de Freguesias vai realizar uma manifestação de protesto contra a lei que prevê a extinção de freguesias. A discussão deste assunto tem andado arredado da discussão do povo de Riba de Ave, mesmo que o projecto lei preveja o fim da freguesia, e mais grave ainda é a junta de freguesia nada dizer e alertar os Ribadavenses sobre este assunto.

A realização pela ANAFRE de um protesto nacional contra a lei da extinção de freguesias é a melhor altura para aos autarcas de Riba de Ave discutirem este assunto, e mobilizar os Ribadavenses em defesa da sua freguesia. Ao não o fazer, só mostram que se estão nas tintas para a defesa da freguesia.