sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bloco apoia marcha do Vale do Ave contra o aumento do exploração laboral

O Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda dirige um apelo aos cidadãos e cidadãs do distrito de Braga para a participação na marcha contra o aumento da exploração laboral, promovida pela USB/CGTP, que terá lugar no próximo dia 21, de Nespereira a Guimarães.

O acordo assinado entre o Governo, patronato e UGT aumenta o número de dias de trabalho, com a diminuição dos dias de férias e a supressão de quatro feriados, e introduz um chamado “banco de horas” para garantir horas extraordinárias grátis às empresas. Além disso, o acordo também diminui o valor das horas extra, facilita a aplicação do layoff, acaba com o descanso compensatório para quem trabalha num feriado, reduz o tempo do subsídio de desemprego, aumenta a precarização alargando os contratos de muito curta duração de 7 para 15 dias e abre a porta a que os desempregados venham a ser pressionados a aceitar empregos com salários mais baixos.

É um acordo cem por cento favorável ao patronato, sem qualquer medida de compensação para os trabalhadores. Não promove uma única iniciativa para a criação de emprego nem para o crescimento da economia. É um péssimo acordo para quem trabalha e para quem está desempregado, que destrói conquistas de anos, facilita os despedimentos, agrava a precariedade e desvaloriza o valor do trabalho.

O Bloco de Esquerda não aceita a humilhação de quem trabalha, a baixa dos salários e a destruição da economia. É em nome de uma alternativa a este caminho que o Bloco se solidariza com esta Marcha dos trabalhadores do Vale do Ave.

Dia 21 de Janeiro, de Nespereira até Guimarães

Sem comentários: